Blog

Novidades

Nota de Falecimento – Dr Luiz Salvador, referência da Psiquiatria brasileira

A medicina brasileira perdeu nesta sexta-feira (23) o médico psiquiatra sul-mato-grossense Luiz Salvador de Miranda Sá Júnior, de 84 anos. 

Além de oferecer contribuições valiosas na elaboração de resoluções e pareceres, Luiz Salvador também editou a Revista Bioética. Como psiquiatra, dirigiu a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), entre 1986 e 1989.



Também foi, por muitos anos, chefe do serviço de psiquiatria da Santa Casa de Campo Grande e professor titular de clínica psiquiátrica do Centro de Ciências Biológicas de Campo Grande.

Mineiro de Juiz de Fora, mudou-se criança para Pernambuco, morando em Recife e Garanhuns. Formou-se em medicina pela então Universidade de Pernambuco, em 1963. Mudou-se, em 1966, para Campo Grande, onde construiu uma sólida carreira profissional e acadêmica.

Em 1970 conquistou o título de especialista em psiquiatria (TEP) emitido pela AMB e ABP. Em 1993 tornou-se Livre docente em Psiquiatria pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro.

Seu engajamento político começou com a fundação e primeira presidência da Associação Sul Mato-grossense de Psiquiatria no período de 1979-80.

Foi Secretário Geral da ABP no período de 1983-86. Nesta mesma época acumulou a presidência da Sociedade de Neurologia, Psiquiatria e Higiene Mental (1983-1985). Na condição de presidente da SNPHM presidiu o XVII Congresso Nacional de Neurologia Psiquiatria e Higiene Mental em Campo Grande no ano de 1985.  Como presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria articulou a fusão das duas associações e a SNPHM se tonou o Departamento de Medicina Social da ABP.

 A vida o levou a se interessar por muitas áreas ligadas a psiquiatria, seja por interesse próprio, seja pelas oportunidades que foram se abrindo para ele tornou-se um profissional eclético e estudioso.

Related Posts